
Objetivo
Com esta formação o formando será capaz de diferenciar dificuldades de aprendizagem específica de perturbações de aprendizagem específica e entender os diferentes tipos de perturbações da aprendizagem específica e os seus critérios de diagnóstico. Também será capaz de compreender as competências necessárias para a aprendizagem da leitura e da escrita e identificar os sinais de alerta. Além disto, conseguirá identificar quando encaminhar para a avaliação multidisciplinar especializada. Por fim, irá conhecer estratégias gerais de estimulação para a sala de aula, para contextos de grupo e para contextos individuais.

Data de início
A definir
Duração
8h
Número de participantes
10 a 20 participantes
Dinamizadores
(Neuropsicóloga)
Ficou interessado?
Faça a sua inscrição.
Valor
€ 50€Consulte preços especiais para grupos.
Aos valores apresentados acresce IVA à taxa legal em vigor, quando aplicável.
Programa
- Perturbação vs. dificuldade;
- Quadros de Diagnóstico e critérios:
- Dislexia;
- Disortografia;
- Disgrafia;
- Discalculia;
- Diversificação de sintomas – variabilidade individual;
- Diferentes manifestações ao longo das várias fases da vida;
- Competências envolvidas na aprendizagem e sinais de alerta para as DAE/PAE:
- Competências visuo-percetivas e visuo-construtivas
- Atenção/ Concentração
- Memória
- Raciocínio Lógico
- Linguagem:
- Semântica
- Morfossintaxe
- Pragmática
- Fonologia
- Metalinguagem
- Processamento Fonológico
- Encaminhamento para avaliação multidisciplinar especializada (importância da deteção precoce das DAE);
- Comorbilidades;
- Estratégias de atuação;
- Estudos de caso.