
consultas
Psicomotricidade
A Terapia Psicomotora é uma intervenção que utiliza o corpo e o movimento para promover competências motoras, emocionais, sociais e cognitivas.
A Psicomotricidade é uma intervenção terapêutica que estuda, avalia e promove a relação entre o corpo da pessoa e as suas componentes emocionais, sociais e cognitivas, no sentido de promover a sua adaptação, autonomia, funcionalidade e bem-estar. A avaliação e a intervenção psicomotoras são indicadas para dificuldades ao nível de esquema e imagem corporal, funções executivas (planeamento neuromotor, atenção, concentração, memória), perceção e coordenação motora, lateralidade, organização espacial e temporal, comunicação não-verbal e interação social. A Psicomotricidade também intervém nas dificuldades de expressão corporal ligadas às emoções e ao comportamento motor, assim como em problemáticas como a depressão, a ansiedade e a demência.
Intervenção indicada para:

Pode ajudar em
Outras dificuldades
-
Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita
consultas
-
Ansiedade
consultas
-
Depressão
consultas
-
Problemas de comportamento/desafio
consultas
-
Dificuldades na coordenação motora, equilíbrio
consultas
-
Perturbações do comportamento alimentar
consultas
-
Dificuldades nas funções executivas
consultas
Como funciona o processo terapêutico
O processo terapêutico inicia-se com uma avaliação psicomotora que permite traçar o perfil psicomotor da pessoa. Identificam-se as competências psicomotoras mais frágeis, mas igualmente os aspetos saudáveis e fortes, ambos importantes para a intervenção. Havendo indicação para intervenção, esta prossegue numa frequência regular (variável de acordo com o perfil da pessoa). As sessões decorrem de modo individual, num ambiente tranquilo e securizante, onde o movimento, a mímica, a gestualidade, o olhar, isto é, os mediadores da linguagem corporal, são os principais mediadores da intervenção. A partir de técnicas psicocorporais (ex. atividades de imitação, de mímica, de atividade física, atividades dramáticas e de expressão) e com auxílio de diferentes materiais que convidam ao movimento em relação (jogo corporal), o terapeuta convida a pessoa a conhecer melhor o seu corpo e gesto, a compreender que o corpo expressa emoções, a projetá-lo num espaço e tempo e a criar uma imagem de si em relação ao outro. Assim, com o tempo, o terapeuta ajuda a pessoa a desenvolver um comportamento mais funcional e harmonizado com o pensamento. Deste modo, o indivíduo poderá alcançar os níveis de bem-estar desejados.
Conheça os benefícios da Psicomotricidade
Parceiros e acordos
Ver todos os parceirosConteúdos de Psicomotricidade
Leia e se informe com nossos conteúdos sobre o assunto.