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Neuropsicologia
A Neuropsicologia é uma disciplina que estuda as relações entre o nosso cérebro e os nossos comportamentos, considerando os fatores emocionais e sociais das nossas experiências.
A avaliação neuropsicológica é um meio complementar de diagnóstico não invasivo, que fornece informações detalhadas sobre quadros neurológicos, défices cognitivos ou problemas específicos no funcionamento cognitivo.
Ao interligar a expressão comportamental e emocional com diversas funções cognitivas, a Neuropsicologia torna-se essencial para o diagnóstico de várias perturbações ao longo do desenvolvimento humano. Estas perturbações podem surgir, quer nas fases iniciais da vida (Perturbações do Espetro do autismo, Perturbações de Hiperatividade e Défice de Atenção e Perturbações de Aprendizagem), quer em fases mais tardias, relacionadas com o envelhecimento (Alzheimer, Parkinson e AVCs).
Intervenção indicada para:

Pode ajudar em


As dificuldades no desenvolvimento afetam a forma como uma pessoa se desenvolve e adquire competências ao longo da vida. Podem envolver desafios a nível cognitivo, emocional, social e motor. Perturbações como o Autismo e PHDA, podem impactar a vida diária e o desenvolvimento global.
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A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem que afeta a leitura e que frequentemente coexiste com dificuldades na escrita (disortografia) e no cálculo (discalculia), não estando necessariamente relacionada com dificuldades cognitivas. Quem tem dislexia pode ter dificuldade em conhecer os sons das letras; trocar, inverter ou omitir letras, sílabas e palavras; ler lentamente ou ter dificuldades em compreender textos. Esta perturbação não está relacionada com a falta de esforço, mas sim com a forma como o cérebro processa a linguagem escrita. A intervenção precoce especializada ajuda a desenvolver estratégias e competências de leitura e escrita.
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A demência é uma condição que afeta a memória, o raciocínio, a linguagem e outras funções cognitivas, dificultando a realização das atividades da vida diária. Esta dificuldade ocorre devido a alterações no cérebro, mais comum em pessoas idosas, não fazendo parte do envelhecimento normal. O Alzheimer é o tipo de demência mais conhecido, mas existem outros. Os sintomas podem incluir esquecimentos frequentes, confusão, dificuldades na comunicação e mudanças de humor. Embora não tenha cura, há tratamentos e intervenções que ajudam a desacelerar a progressão da doença e a melhorar a qualidade de vida, tanto para a pessoa afetada quanto para os seus familiares.
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Dificuldades na atenção e concentração referem-se à dificuldade de manter o foco em tarefas, ouvir, recordar informações ou completar atividades sem se distrair facilmente. Estas dificuldades podem afetar o desempenho escolar, profissional e a vida diária. Sentir-se disperso ou esquecer detalhes importantes é comum, mas quando persistente, pode gerar frustração e baixa autoestima.
Outras dificuldades
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Autismo
A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que pode afetar a comunicação, a interação social e/ou o comportamento. A pessoa com PEA pode ter sensibilidades sensoriais, interesses intensos por determinados temas e dificuldades na adaptação a mudanças. Algumas pessoas podem precisar de mais apoio no seu dia a dia, enquanto outras são mais independentes. O acompanhamento adequado ajuda a desenvolver competências e a promover o bem-estar, respeitando as necessidades e potencialidades de cada pessoa.
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Dificuldades cognitivas
Dificuldades cognitivas são desafios no funcionamento do cérebro que envolvem competências como a memória, a atenção, o raciocínio, a linguagem, a resolução de problemas, entre outras. Estas dificuldades podem surgir por diversas razões, incluindo perturbações neurológicas, dificuldades psicoemocionais, envelhecimento ou lesões graves. Pessoas com dificuldades cognitivas podem sentir esquecimentos frequentes, alterações na concentração, lentidão no pensamento ou problemas na organização de informação. Estas dificuldades acabam por criar impacto no dia a dia, no trabalho e nos relacionamentos da pessoa.
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Perturbações neurológicas
As perturbações neurológicas são condições que afetam o sistema nervoso, incluindo o cérebro, a medula espinhal e os nervos. Podem resultar em problemas de movimento, de memória, de perceção ou de comportamento, e incluem doenças como Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla e Epilepsia. Estas perturbações podem causar dificuldades na vida diária, como perda de competências motoras, alterações cognitivas e mudanças no humor.
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Reabilitação pós AVC
A reabilitação após AVC (Acidente Vascular Cerebral) é um processo de cuidados e terapias que ajudam a pessoa a recuperar competências afetadas pelo AVC, como movimentos, fala, memória e independência. O AVC pode causar fraquezas, dificuldades na comunicação e problemas cognitivos, e a reabilitação trabalha para minimizar esses impactos. A reabilitação é essencial para melhorar a qualidade de vida, promover a autonomia e oferecer suporte emocional durante a recuperação.
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Dificuldades de Aprendizagem
As dificuldades de aprendizagem são condições que afetam a capacidade de uma pessoa processar, compreender ou reter informações de maneira eficaz. Podem manifestar-se em áreas como a leitura, a escrita, a matemática ou competências cognitivas, independentemente das suas capacidades e motivação, dificultando o desempenho académico, profissional e social.
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Paralisia Cerebral
A paralisia cerebral é uma perturbação que afeta o movimento, o equilíbrio e a coordenação muscular, causada por danos no cérebro durante o desenvolvimento, antes, durante ou logo após o nascimento. Pessoas com paralisia cerebral podem ter dificuldades em andar, falar, controlar os músculos ou realizar atividades do dia a dia. A gravidade varia de pessoa para pessoa, e o apoio terapêutico é fundamental para melhorar a mobilidade, a comunicação e a autonomia.
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Dificuldades na memória
Dificuldades na memória referem-se a problemas para reter, recordar ou usar informações do dia a dia, como nomes, datas ou tarefas importantes. Estas dificuldades podem afetar a vida pessoal, escolar ou profissional, causando frustração e ansiedade. Podem ser causadas por stresse, cansaço, envelhecimento, perturbações neurológicas ou problemas emocionais.
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Prevenção de dificuldades
A prevenção de dificuldades consiste em identificar e agir antecipadamente para evitar que problemas emocionais, comportamentais ou de saúde mental se desenvolvam ou se agravem. Esta abordagem procura fortalecer os recursos pessoais, promover hábitos saudáveis e criar um ambiente de apoio que favoreça o bem-estar.
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Como funciona o processo terapêutico
A avaliação e a intervenção neuropsicológica podem ser procuradas por diversas razões. Após uma entrevista inicial, é preparado e aplicado um protocolo de avaliação definido com base nas dificuldades e características da pessoa.
Posteriormente, após a interpretação dos resultados, é agendada uma consulta de devolução dos mesmos, onde será entregue um relatório e onde a pessoa terá a oportunidade de tirar dúvidas.
Por fim, caso se verifiquem dificuldades significativas, poderá ser criado, também de acordo com os interesses pessoais, um programa de reabilitação neuropsicológica ou de estimulação cognitiva, que permita a estabilização ou recuperação dos défices, bem como a implementação de estratégias de adaptação, individuais ou para cuidadores.